Powered by Rock Convert

Você sabe o que é o teste IELTS (International English Language Testing System)? Para muitos estudantes que pensam em iniciar uma carreira profissional e acadêmica em outros países, esse exame é essencial para comprovar o nível de proficiência em inglês.

Para realizar o teste e aferir o seu grau de domínio da língua inglesa, é preciso ter uma série de conhecimentos — tanto do idioma, quanto do exame em si. Por isso, é preciso entender como funciona o IELTS e como se preparar para ele. Quer saber mais? Confira este post completo que preparamos para você!

O que é o IELTS e qual é a sua importância?

Esse é um dos mais importantes exames, utilizados em vários países, para avaliar o nível de proficiência da língua inglesa dos aplicantes. O International English Language Testing System (IELTS) é utilizado tanto para finalidades acadêmicas quanto profissionais.

Por esse motivo, existem dois tipos de avaliações diferenciadas: o IELTS Acadêmico e o Geral. Na parte de avaliação da conversação e da compreensão da língua, os dois exames são iguais. Porém, nos quesitos leitura e escrita, os testes se diferenciam de acordo com as necessidades de uso da língua.

Como o teste funciona e o qual é o seu formato?

O teste do IELTS tem uma duração máxima de 2 horas e 44 minutos, divididas em quatro seções diferentes de aplicação. Confira:

  • Listening (compreensão) — 30 minutos;
  • Reading (leitura) — 60 minutos;
  • Writing (escrita) — 60 minutos;
  • Speaking (conversação) — até 14 minutos para responder às perguntas.

A prova é realizada em duas etapas, já que a parte de conversação não pode ser feita no mesmo dia que as demais avaliações.

Como se preparar para o teste?

É preciso focar os seus estudos nas áreas cobradas, uma vez que as provas exigem conhecimentos específicos por parte do aluno. O exame de compreensão é composto por 40 questões realizadas a partir de quatro conversas e monólogos, que serão ouvidos a partir de uma gravação. Ao final, serão realizadas as perguntas.

A prova de escrita é realizada a partir de gráficos, tabelas ou diagramas que serão disponibilizados ao aluno, para que ele escreva um resumo e um artigo, no caso do IELTS Acadêmico, ou uma carta um artigo, para o exame Geral.

A parte de leitura consiste em ler de três a cinco artigos retirados de jornais e revistas, entre outros. Por fim, a conversação é composta por três etapas: falar de um assunto que gosta, responder às perguntas do examinador sobre um tema e discursar sobre o assunto questionado.

Como se inscrever para o IELTS?

O exame pode ser realizado em um dos centros autorizados espalhados pelo Brasile pelo Mundo. A prova ocorre em datas disponibilizadas no calendário anual. No Brasil, são 48 aplicações possíveis para o teste Acadêmico e 24 para o IELTS Geral.

É importante que você se prepare com antecedência para o teste e que não deixe para fazer a avaliação próximo da data final de aplicação para a universidade. Para fazer o registro, basta preencher o formulário e anexar duas fotos padrão passaporte, além de uma cópia do seu RG.

Qual é o período de validade do teste?

Após a aplicação do exame escrito, o resultado é enviado para o aluno e para as instituições de ensino listadas no momento da inscrição. O prazo de validade desse documento é de 2 anos — depois desse período, deverá ser realizado um novo teste para avaliar novamente o nível de proficiência na língua inglesa.

Caso o aluno não tenha obtido o resultado mínimo necessário para ingressar na universidade em que está buscando uma vaga, o teste pode ser realizado outra vez, a qualquer momento.

Muitas universidades americanas e da Europa aceitam o IELTS como teste de proficiência na língua inglesa. Por isso, é importante que você esteja bem preparado para a prova, para que possa alcançar resultados mais próximos das suas habilidades com o idioma. Mas não se esqueça de conferir o nível mínimo que está sendo exigido pela universidade ou pelo aplicador do processo que vai participar!

Agora que você já sabe o que é o teste IELTS, aproveite a visita para ler o nosso post sobre o que é uma universidade Ivy League e comece a sua preparação!