Powered by Rock Convert

O intercâmbio é um caminho abre portas para um futuro acadêmico, profissional e pessoal. Apesar desses pontos importantes, o intercâmbio é algo muito além disso. O conhecimento cultural, social e político que você vai adquirir no exterior, é algo incrível. Outro ponto importante, é o fato de o intercâmbio ser uma ótima opção na melhoria da fluência no inglês ou em uma língua estrangeira.

No caso do inglês, se você tem o nível básico, intermediário ou avançado, e não pratica por, pelo menos, 20 minutos por dia, pode ser que esteja com esse idioma “enferrujado”. O intercâmbio ajuda a retomar o que foi aprendido e te desafia a aprender coisas novas.

Neste post daremos algumas dicas para melhorar a sua fluência em inglês durante seu intercâmbio.

1 – Não tenha medo de errar

É comum cometer erros quando está aprendendo inglês (ou qualquer outra língua estrangeira), principalmente quando se trata da fala. É o momento que você precisa, além de entender o que o outro está dizendo, pensar rápido para responder. Esse processo requer muito treinamento até adquirir a fluência.

Então, não tenha medo de errar, de ser corrigido e aprender com os outros. Preste atenção na forma como os outros expressam suas ideias e emoções e repita mentalmente, sempre que te agradar e estiver de acordo com sua própria opinião.

2 – Evite falar português

Os brasileiros estão em todas as partes do mundo. É provável que no seu destino de intercâmbio, você encontre algum brasileiro. Logo, é quase impossível não falar português nesse momento. Mas, caso você passe muito tempo com algum falante de português, tente aproveitar essa situação para ambos treinarem a língua inglesa. Afinal, no português você já é fluente.

3 – Prepare-se para situações específicas

Se o seu inglês está enferrujado, é importante lembrar de como usar o idioma em situações importantes. Seja no aeroporto, no restaurante, supermercado, entre outros. Retome, com antecedência, o vocabulário geralmente usado nesses momentos e até alguma “regra” em relação à cultura local.

Como, quando você vai ao restaurant e o host pergunta “How many in your party?” (Mesa para quantos?), por exemplo. Saber esses detalhes evitarão alguns mal-entendidos nesses momentos.

4 – Aprenda, com novas palavras, outras maneiras de falar em inglês

Quando estiver em seu intercâmbio, você aprenderá novas palavras que enriquecerão o seu vocabulário. Aproveite para colocar essas palavras em prática, isso melhorará sua fluência e objetividade, consideravelmente. Não fique parado apenas no que você já conhece. Arrisque-se.

Procure entender o significado de cada palavra e em quais situações geralmente elas são usadas. Por exemplo: Look, Watch e See. Expressão em que cada palavra significa: see/ver, watch/assistir e look/olhar.

5 – Escolha escola que seja accredited

Escolas accredited são escolas certificadas por associações que inspecionam e garantem a qualidade didática, pedagógica, estrutural e ética desses ambientes de ensino. É importante escolher esse tipo de escola para o seu intercâmbio porque garantirá uma estrutura totalmente voltada a ensinar o idioma escolhido. E, principalmente, não vai tratar você como um número de matrícula apenas.

Ter suporte adequado para auxiliá-lo nesse momento importante, fará muita diferença para o desenvolvimento da sua fluência.

Gostou das dicas? Comente o que você achou e assine as newsletter para receber nossas dicas de sobre intercâmbio.