Powered by Rock Convert

Com um mundo cada vez mais globalizado, dominar um segundo ou terceiro idioma e conhecer diferentes culturas é algo que traz vantagens tanto para a vida profissional como para a pessoal. Nesse contexto, é comum surgir a dúvida: será que fazer um intercâmbio vale a pena?

Por conta dos gastos envolvidos, é fácil achar que a resposta para essa pergunta seria não. Entretanto, é importante ver o intercâmbio como um investimento valioso e avaliar o seu custo-benefício.

Pensando nisso, preparamos este texto para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tema. Acompanhe!

Quais os tipos de intercâmbio existentes?

Antes de embarcar na aventura que é um intercâmbio, é importante saber qual o seu objetivo com a viagem. Você pretende aprimorar o idioma? Se aprofundar em uma nova cultura? Ganhar experiência profissional em um novo mercado? Para ajudar com todas essas possibilidades, apresentamos a seguir três principais modalidades de intercâmbio. Confira!

High School

Você sabia que um intercâmbio pode ser feito em qualquer etapa da vida? Isso mesmo! Muitos jovens investem na possibilidade de estudar um ano do Ensino Médio no exterior.

O modelo de ensino estrangeiro, especialmente o americano, ajuda o jovem a se familiarizar com o clima universitário e também aumenta sua autonomia e senso de responsabilidade longe da família.

Curso de idiomas

Uma das modalidades de intercâmbio mais comuns e disponível para todas as idades é aquela em que você viaja com o intuito de aprimorar o idioma. Por meio de agências especializadas, é possível contratar cursos que foquem no aprendizado da língua e/ou em aspectos culturais sobre aquele país.

Uma das principais vantagens desse tipo de curso é sua duração. Pode ter de 2 a 48 semanas e o nível de aprendizado nas aulas é bastante intenso.

Work and Study

Essa modalidade de intercâmbio é voltada a quem já tem algum domínio da língua oficial do país de destino. As modalidades de trabalho variam, podendo ser serviços mais simples e até mesmo empregos em áreas específicas, como arquitetura e engenharia ou trabalho voluntário.

Nesse tipo de viagem é preciso redobrar a atenção com relação ao visto, que precisa permitir a atuação profissional de acordo com a legislação local.

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio?

Como falamos, as vantagens de fazer um intercâmbio não se resumem a esfera profissional. Elas se estendem à vida pessoal e até mesmo acadêmica, de acordo com o objetivo do seu intercâmbio. Conheça a seguir três grandes benefícios que podem facilmente ser conquistados em qualquer modalidade de viagem.

Nova visão de mundo

Fazer um intercâmbio, independente do destino, permite que você conheça novas pessoas e novas culturas de perto. O que inicialmente pode parecer um choque de costumes, na verdade amplia a sua visão de mundo.

Se deparar com diversidades até então desconhecidas e enxergá-las apenas como diferentes — e não erradas — é um belo exercício de empatia e você só tem a se beneficiar.

Mais oportunidades de trabalho

Considerando as dimensões do Brasil, as taxas de desemprego e as desigualdades que se alastram pelo país, fazer um intercâmbio ainda é considerado um privilégio. Portanto, quem tem essa oportunidade passa a ser mais valorizado no mercado de trabalho.

Isso é especialmente verdade se sua viagem tiver intuitos profissionais. O contato com a realidade de empresas internacionais faz com que o seu currículo se destaque e novas portas se abram por aqui.

Fluência em uma língua estrangeira

A tecnologia facilita bastante o aprendizado de uma nova língua. Sites, aplicativos e até mesmo tutoriais no YouTube permitem uma ampla compreensão de um segundo idioma. Porém, mesmo os mais autodidatas só têm a se beneficiar do contato real com a língua.

A vivência prática permite o aprofundamento desse conhecimento de uma forma que as novas tecnologias não dão conta, garantindo a tão desejada fluência.

Viu só como fazer um intercâmbio vale a pena? Você pode desenvolver diferentes áreas da sua vida — pessoal, profissional e acadêmica. Para garantir uma viagem tranquila em que você possa aproveitar todos esses benefícios, é importante reforçar o idioma do país de destino e também contar com profissionais especializados que possam ajudar com toda a burocracia envolvida.

Ainda tem alguma outra dúvida sobre por que fazer um intercâmbio ou quais as vantagens que ele pode trazer a você? Deixe um comentário abaixo que teremos prazer em ajudar!