Powered by Rock Convert

Fazer uma graduação no exterior é o sonho de muitos. Seja pelo fato de que ter um diploma internacional agrega (e muito) no currículo profissional, ou até mesmo por ser uma porta de entrada para mudar-se definitivamente para o exterior. Mas mesmo que tantas pessoas tenham esse sonho em comum, poucos sabem exatamente como funcionam os cursos superiores lá fora. Por exemplo: você sabe qual a diferença entre college e university? 

Se a resposta foi “não”, acredite, você não é o único. E nesse post vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas!

 

Nos dias de hoje, com a globalização e o fácil acesso a todos os 4 cantos do mundo, estudar fora para obter um diploma internacional pode ser uma excelente ideia – principalmente se considerarmos a qualidade excepcional da educação em países como Estados Unidos e Inglaterra. E as opções não são poucas: só nos EUA existem mais de 4 mil instituições de ensino superior. Entre elas, podemos citar algumas das mais reconhecidas mundialmente: Harvard ,Yale, MIT, Berkeley, Stanford, Penn, Columbia, NYU. E o UK não fica pra trás: por lá existe Oxford, Cambridge, ICL (Imperial College London), London School of Economics, entre muitas outras.

 

Mas afinal, o que faz com que o ICL leve “college” no nome, enquanto Harvard e Oxford serem consideradas “university”?

A diferença entre college e university é basicamente a mesma entre as faculdades e universidades no Brasil, mas muitos não conhecem ou até mesmo acham que são a mesma coisa.

University trata-se de uma instituição de ensino que possui uma grande variedade de cursos superiores, assim como pós-graduações, mestrados, doutorados e pós-doutorado. Para que tudo isso aconteça simultaneamente, a universidade possui vários campus, todos com um grande fluxo de estudantes. College, por sua vez, são instituições com uma gama menor de cursos, normalmente relacionados a uma área específica. Uma de suas características é o ensino mais detalhado e prático, além de cursos de menor duração.

Para entendermos um pouco melhor, podemos comparar com as instituições brasileiras. A Universidade de São Paulo (USP) tem diversos campus, com uma enorme variedade de cursos superiores e pós-graduações. Já a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), como o próprio nome indica, disponibiliza ensino na área específica de Arquitetura, Urbanismo e Design. Ou seja, a FAU é uma faculdade voltada exclusivamente a uma área dentro de uma grande universidade que é a USP.

 

Mas então, qual a melhor opção?

Para escolher uma instituição de ensino, é preciso analisar caso a caso. É comum pensar que, por serem maiores e mais prestigiadas, as universidades são o melhor caminho a se seguir. Mas nem sempre é o caso!

Caso o seu intuito com um diploma internacional seja adicioná-lo no currículo para rapidamente entrar no mercado de trabalho, talvez uma college seja a melhor opção. Isso porque, como dissemos acima, elas são mais especializadas em um assunto específico, com ensinamentos práticos e técnicos. Além disso, por ser uma instituição de menor porte, permite uma maior aproximação dos estudantes com os professores, otimizando ainda mais o seu aprendizado.

Por outro lado, caso sua carreira tenha uma base acadêmica, obter uma pós-graduação ou realizar pesquisas em grandes universidades estrangeiras é uma excelente opção. E por mais que existam colleges de excelente qualidade (muitas vezes até superior a algumas universidades), não tem como comparar o seu nível de excelência a uma universidade da Ivy League, por exemplo.

 

Por mais que muitos não saibam, College e University tem sim suas diferenças, e conhecer muito bem cada uma das opções é essencial para você realizar a sua graduação no exterior. Com o conhecimento prévio e muita (muita!) pesquisa, as chances de você acertar em cheio e ter o retorno desejado com o tão sonhado diploma ficam cada vez maiores.

E ai, você já sabia dessas diferenças? Compartilha esse post com os seus amigos que talvez não saibam!