Powered by Rock Convert

A diversidade é o que torna a humanidade especial — e é esse um dos principais motivos que impulsiona as pessoas a desbravar o mundo e conhecer novos lugares. O melhor de tudo é que, a cada canto que você visitar, encontrará um modo de vida diferente. Isso porque cada país tem as suas particularidades, como uma espécie de “impressão digital”.

Já parou para pensar que alguns aspectos que são considerados normais no Brasil, na cultura dos EUA, por exemplo, podem soar totalmente incomuns? É justamente sobre isso que falaremos neste post! Para conhecer um pouco mais sobre a cultura dos EUA e como os norte-americanos vivem, continue conosco na leitura deste artigo!

1. Feriados

Assim como no Brasil, existem alguns feriados nos EUA que são bastante típicos, independentemente do estado que você visitar. Abaixo, reunimos alguns dos mais tradicionais!

4th of July

O 4th of July (4 de julho) é o principal feriado nacional dos Estados Unidos, afinal, trata-se da data em que os norte-americanos conseguiram a separação das treze colônias do Império Britânico. Nesse dia, as famílias costumam permanecer unidas, decorar a fachada de suas casas com elementos nas cores tradicionais da bandeira e fazer queimas de fogos de artifício. Além disso, ocorrem os famosos desfiles e paradas comemorativas, com bandas militares e carros alegóricos.

Halloween

Embora o Halloween (31 de outubro) tenha ganhado sua versão brasileira com o “Dia das Bruxas”, é nos Estados Unidos que ele realmente ganha vida. Acredite, o cenário é o mesmo que você vê nos filmes norte-americanos: crianças pedindo doces pela vizinhança — o famoso trick or treat, ou “doces ou travessuras” —, casas decoradas com abóboras, morcegos, caveiras, bruxas etc. Como já dá para imaginar, trata-se de um dia bastante aproveitado pelas crianças e jovens, que aproveitam para fazer festas temáticas.

Thanksgiving Day

O Thanksgiving Day, ou dia de Ação de Graças, é celebrado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro. O feriado foi originalmente criado para agradecer aos índios nativos americanos no fim do período de colheita. Nesse dia, as famílias e amigos se reúnem para um almoço especial, no qual no cardápio não pode faltar a carne de peru assada. Inclusive, para muitos norte-americanos o Thanksgiving é considerado mais especial que o Natal

2. Trânsito

Motoristas adolescentes

Um fator da cultura norte-americana que costuma chocar muitos brasileiros é que, por lá, é possível tirar carteira de motorista a partir dos 16 anos. Dessa forma, é comum que os adolescentes do ensino médio já abandonem o tradicional ônibus amarelo escolar e passem a ir para a escola de carro.

Postos de combustível “self service”

A profissão de frentista, tão comum no Brasil, não existe nos Estados Unidos. Quem precisa abastecer o carro é que sai do automóvel e coloca o combustível. No final, o pagamento é feito na própria máquina, usando cartão de crédito, débito ou dinheiro. Existem também alguns postos nos quais é preciso entrar em um estabelecimento (normalmente uma loja de conveniências) para pagar pelo combustível consumido.

3. Café da manhã

Pão francês, manteiga, queijo, café com leite, frutas, um pedaço de bolo… Essas são algumas das opções que todo mundo se lembra quando pensamos no típico café da manhã brasileiro, não é? Mas nos EUA, a mesa das famílias é totalmente diferente: são servidos ovos mexidos com bacon — algo que, no Brasil, faria mais sentido durante o almoço —, linguiças, panquecas com maple syrup (uma espécie de xarope), waffles, french toast (rabanada), cereais com leite, entre outras opções reforçadas.

4. Pontualidade

A questão da pontualidade é algo que aos poucos tem mudado no Brasil. Porém, desde sempre nos Estados Unidos, quando você marca um horário com alguém – seja para uma festa, reunião de família, compromisso de trabalho ou qualquer outro tipo de encontro – as pessoas chegarão com pontualidade. Trata-se de uma questão cultural: por lá, o atraso é visto como uma forma de desrespeito, especialmente no mundo dos negócios.

Essas foram algumas das principais particularidades da cultura dos EUA. Mesmo que algumas delas sejam bem diferentes daquilo que já estamos acostumados no Brasil, é preciso ter em mente que conhecer novas culturas é uma das maiores riquezas que o ser humano pode adquirir. Para absorver o lifestyle norte-americano, nada melhor do que fazer um intercâmbio de férias no país. Dessa forma, é possível conhecer a fundo os costumes locais, se divertir e ainda aproveitar para aperfeiçoar seus conhecimentos no inglês.

E então, o que achou das curiosidades que trouxemos no post? Aproveite a sua visita no blog para assinar agora mesmo a nossa newsletter e continuar recebendo conteúdos como este em seu e-mail!