Powered by Rock Convert

Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, dominar uma segunda língua é fundamental — e isso pode ser relevante tanto na esfera pessoal como na profissional. Além de garantir as melhores vagas em multinacionais, por exemplo, um novo idioma pode facilitar viagens a lazer e passeio.

Considerado um idioma universal, o inglês é a língua mais requisitada nesse sentido. É comum nos depararmos com pessoas que sabem ler e até escrever em inglês, mas que ainda precisam melhorar o listening e o speaking.

Pensando nisso, listamos neste texto três dicas que podem facilitar o aprendizado dessas habilidades tão fundamentais. Acompanhe!

Tenha o maior contato possível com a língua

Você se lembra como aprendeu português? Provavelmente a resposta é não. Além do fator da idade, isso acontece porque o aprendizado de uma língua nativa se dá de forma natural e contextualizada.

Para melhorar o listening e o speaking é importante que você tenha o maior contato possível com a língua, de forma semelhante ao que aconteceu com o português. Uma forma interessante de fazer isso é usar os diferentes formatos de entretenimento disponíveis a seu favor.

A globalização facilitou o contato com músicas, filmes, séries e jogos produzidos em inglês e quaisquer outras línguas. Veja um filme sem legenda, pesquise por podcasts ou youtubers famosos que, além de trazer conteúdos interessantes, possam lhe ajudar no aprendizado do idioma.

Converse com nativos

É comum que as pessoas fiquem nervosas ou inseguras na primeira vez que falam em inglês com alguém nativo do idioma. Não se preocupe com possíveis erros de pronúncia e aproveite essa incrível oportunidade de aprender. Além das habilidades de listening e speaking, essa é uma ótima chance de ganhar novos vocabulários.

Se você não tem contato com gringos na escola ou no trabalho, existem diversos aplicativos que promovem o encontro virtual entre pessoas que querem aprender uma nova língua. Isso mesmo! Você aprende inglês enquanto ensina português e todos saem ganhando.

Faça um intercâmbio

Certamente, essa é a modalidade mais eficiente para melhorar o listening e o speaking. Afinal, nela você mescla as duas outras dicas que apresentamos até aqui: de forma contextualizada, você entra em contato com a língua e precisa se comunicar com nativos.

Durante um intercâmbio, todas as pequenas ações do dia a dia acontecem no idioma que você quer aprender: comprar um pão, pegar um ônibus, buscar informações de trânsito, etc.

Existem várias modalidades de intercâmbio, que variam em duração, preço e objetivo. Certamente é possível encontrar a ideal para você e, lembre-se: todas valem a pena!

Por fim, treinar constantemente o idioma é o caminho mais acertado para melhorar o listening e o speaking. Tenha em mente que o aprendizado se uma língua não é algo que acontece de um dia para o outro. Afinal, se você parar para pensar, segue aprendendo português também, não é mesmo?

Se você chegou até aqui, aproveite agora para curtir a nossa página no Facebook e continuar tendo acesso a conteúdos como este!