Powered by Rock Convert

Quando falamos sobre conhecer uma nova cultura, alguns aspectos são fundamentais: como as pessoas vivem, como se vestem, quais são suas crenças, costumes e manias… Mas não para por aí! Um estrangeiro que visita o Brasil pela primeira vez, provavelmente experimentará uma coxinha e o nosso famoso brigadeiro – ou pelo menos deveria, não é? O mesmo acontece em qualquer outro país do mundo: a culinária típica de um país nos dá boas dicas sobre a cultura local e deve ser conhecida!

Quando comparada com alguns países europeus, como a França ou a Itália, a reputação da comida inglesa não é das melhores. Cada país tem as suas particularidades e a Inglaterra, por sua vez, valoriza a simplicidade e a praticidade quando se trata de comida. Isso não a torna melhor ou pior, apenas diferente! E cá entre nós… são essas diferenças que fazem com que cada cultura seja incrivelmente única.

 

No post de hoje, vamos abordar algumas comidas inglesas que todo intercambista precisa experimentar na terra da rainha.

 

  •     Fish and Chips

Um dos pratos mais típicos da Inglaterra, o Fish and Chips é tão simples quanto parece: peixe com batatas fritas. Mas o que tem de simples, também tem de saboroso. O peixe é empanado (mas diferente do empanado brasileiro, é bem mais leve), frito e temperado com vinagre de malte e leva muita batata frita como acompanhamento. Não se sabe exatamente a origem desse prato, mas ele está presente na cultura inglesa há tempos. Por ser um prato fácil e simples de preparar, era considerada uma “comida de rua” (como os hot dogs nos Estados Unidos). Antigamente, o peixe e a batata eram servidos enrolados em uma folha de jornal. Primeiro conquistou a classe trabalhadora, e com o tempo conquistou todo mundo, tornando-se um “patrimônio cultural”.

 

  • Fry Up (café da manhã inglês)

Muitos nutricionistas falam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e os ingleses realmente levam isso a sério. O Fry Up (ou Full English Breakfast) nada mais é do que um café da manhã super reforçado, para dar aquela energia para o dia inteiro.

Ele é composto por salsichas, bacon, ovos, cogumelos, tomate, torradas, feijão e black pudding (que é um tipo de salsicha feita de sangue bovino). Se você aguentar, ainda tem waffles com manteiga e geléia. Tudo isso acompanhado de um bom e clássico chá ou café. Uma forma deliciosa de começar o dia.

 

  • Scotch egg

Esse petisco é basicamente um ovo cozido enrolado em uma massa frita feita de carne ou salsicha. Não se sabe exatamente onde e como surgiu essa iguaria, mas o scotch egg está sempre presente em piqueniques e é facilmente encontrado em todo o território nacional.

 

  • Bangers and mash

Esse prato, assim como vários outros típicos da Inglaterra, é bem simples e composto por salsicha e purê de batatas, mas a sua história é que se destaca. A palavra “bangers” se refere à salsicha, e ela surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia um racionamento de comida. Para deixar os clientes satisfeitos, os cozinheiros enchiam as salsichas de água – o que fazia com que elas explodissem quando entravam em contato com a fritura. Banger!

 

  • Sunday Roast

Na Inglaterra, o famoso “almoço de domingo” é quase sempre composto por carne assada servida com legumes, batatas, yorkshire pudding (um acompanhamento a base de farinha, leite e ovos) e muito caldo (gravy). Essa receita é bastante familiar e surgiu como tradição de almoços após a missa dos domingos: a família ia à igreja e enquanto isso a carne ficava assando no forno… quando retornavam, o almoço estava pronto!

Em uma pesquisa, o Sunday Roast foi selecionado como um dos pratos favoritos dos ingleses e pode ser encontrado nos mais diversos restaurantes e pubs aos domingos.

 

E aí, você já conhecia ou já experimentou alguma dessas comidas inglesas? Conta pra gente nos comentários! Aproveita também e compartilha esse post com algum amigo que precisa experimentar esses pratos na Inglaterra.

Até a próxima!