Powered by Rock Convert

Cambridge no UK é referência de excelentes universidades – ser formado em Cambridge é sonho de muitos.

A Universidade de Cambridge é tida como uma das melhores do mundo, Cambridge e Harvard (USA) se alternam na primeira colocação. Cambridge foi fundada em 1209 e hoje tem mais de 18000 mil alunos, é a universidade com maior número de Prêmios Nobel no mundo. Dentre seus alunos famosos destacam-se: Isaac Newton,  Charles Darwin, J. Maynard Keynes, Bertrand Russel… just to name a few.

Com esse cenário em vista dá para entender o porquê dos certificados de Cambridge serem altamente reconhecidos no mundo todo. Eles foram criados para indicar o nível de proficiência em inglês de seu portador. Neste post, vamos abordar e explicar um pouco sobre os mais conhecidos!

FCE – First Cambridge Certificate

FCE seria o primeiro certificado que um jovem estudante obtém – corresponde aproximadamente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu (CEFW) – aproximadamente 4.0 no IELTS = lower intermediate.

As habilidades nesse nível são:  capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

CAE – Cambridge Advanced English

CAE é o segundo certificado, e corresponde aproximadamente ao nível C1 do Quadro Comum Europeu (CEFW) e seria um IELTS de aproximadamente 6.5.

O estudante nesse nível possui as seguintes habilidades: capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

CPE – Certificate of proficiency in English

Este certificado tem um cunho mais acadêmico e aqueles que querem se envolver no ensino do idioma inglês devem ter este certificado – ele demonstra que o estudante possui nível compatível com C2 do CEFW – o que significa dizer que fala quase como um nativo (native like).

As habilidades são: capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

IELTS – International English Language Testing System

Hoje o IELTS é o certificado mais reconhecido e útil para quem quer imigrar para um país de língua inglesa ou estudar em um. O IELTS hoje é tão bem aceito e respeitado como o TOEFL. Muitas empresas multinacionais pedem, como forma de comprovar o nível de inglês do candidato, um teste IELTS e, de acordo com a posição, responsabilidade etc, definem um nível ideal para cada cargo.

O IELTS é como um “visto” para qualquer canto no mundo. E quanto maior for o seu resultado, mais países abrirão suas portas para você – e, como dizem por aí, o céu é o limite.

 

Pensando em todos esses benefícios de se ter um certificado de cambridge, está na hora de você se preparar e obter o que mais lhe convém e interessa! A Good to Great Intercâmbio tem diversas escolas parceiras que oferecem cursos preparatórios ao redor do mundo. Algumas, inclusive, são testing centers – ou seja, você nem precisa sair da escola para fazer seu exame.

E aí, você já tem um certificado de proficiência em inglês? Já conhecia essas opções de Cambridge? Conta pra gente aqui nos comentários!

Até a próxima!