Powered by Rock Convert

A fluência em inglês é essencial para os estudos e trabalho. Para provar a proficiência, existem alguns testes com maior confiabilidade que são exigidos pelas instituições de ensino ou para algumas vagas de emprego. Mas você sabe qual é a diferença entre o TOEIC e o TOEFL?

Esses são os dois principais exames que certificam as habilidades de conversação, escrita e entendimento da língua inglesa. Por isso, são tão reconhecidos e utilizados mundo a fora.

Está buscando a certificação ideal? Neste artigo vamos apresentar a diferença entre os dois tipos de teste e quais são os benefícios de adquirir a proficiência do inglês como uma segunda língua.

O que é e qual a indicação da certificação TOEIC?

O Test English for International Comunication (TOEIC) é o teste de nivelamento da língua inglesa mais utilizado no mercado de trabalho. Para quem está buscando uma carreira internacional, é importante investir no TOEIC, já que ele mede a proficiência da língua inglesa em situações cotidianas, principalmente no ambiente profissional.

O teste é realizado pela mesma instituição que é responsável pela qualificação do TOEFL e ETS. Por isso, o aluno precisa ter ao menos o nível intermediário para atingir a pontuação mínima aceita pelo exame.

Quais as vantagens do TOEFL?

O TOEFL é o teste de proficiência da língua inglesa mais utilizado pelas universidades internacionais. A prova para certificação tem o foco no Reading (leitura), Listening (escuta), Speaking (conversação) e Writing (escrita).

A partir da avaliação desse conjunto de habilidades o aluno recebe uma nota que corresponde ao seu nível de conversação na língua. O exame pode ser realizado em diferentes centros autorizados, em várias capitais e ocorre em diferentes datas ao longo do ano.

O teste tem validade de 2 anos. Por isso, é indicado que o aluno se prepare ao máximo para a prova e que escolha a data ideal de acordo com o prazo para apresentação do certificado para a instituição. 

Quais os motivos para investir na proficiência do inglês?

A certificação do idioma inglês é importante não só para os alunos que estão em busca de uma vida acadêmica fora do Brasil. Para os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) das principais universidades do país, é obrigatória a apresentação da proficiência em um segundo idioma, sendo o mais requisitado o inglês.

Para buscar emprego ou fazer cursos a distância em grandes instituições de ensino que são referência em diferentes países, também é preciso ter um excelente conhecimento da língua inglesa para não passar apuros.

Como se preparar para os testes?

É importante que o aluno busque cursos certificados. E o ideal é que seja em escolas que adotam os padrões de ensino mais adequados ao tipo de teste de proficiência que o aluno irá fazer.

Para quem vai fazer intercâmbio nas universidades, é importante conferir quais são os tipos de exames aceitos e fazer uma preparação intensiva voltada para o teste. A prova tem um valor elevado e apesar de ser permitido repetir quantas vezes for necessário, é importante que o aluno esteja preparado para não gastar muito sem necessidade.

A proficiência no inglês tem se tornado cada vez mais uma condição de sobrevivência no mercado mundial. As empresas multinacionais e as universidades estão de portas abertas para os estudantes e profissionais do mundo todo, mas em sua maioria, exigem a fluência do inglês como requisito básico.

Entendeu a diferença entre TOEIC e TOEFL? Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos usando as suas redes sociais!